FABRICANTE CHINESA PRODUZ INSULADOS CURVOS DE GRANDES DIMENSÕES PARA EDIFÍCIOS NO QATAR

No final de fevereiro do ano passado, a Tianjin NorthGlass concluiu o fornecimento de laminados duplos e curvos para os quatro arranha-céus denominados Lusail Towers, com fachadas curvas e assimétricas. As edificações foram erguidas perto do Estádio de Lusail, no Qatar, que sediou diversas partidas de futebol na Copa do Mundo da FIFA em 2022, nos meses de novembro e dezembro.

Para atender o projeto arquitetônico, a fabricante chinesa desenvolveu uma nova tecnologia de dobra a frio com cálculo preciso de curvatura e adaptou o maquinário em sua linha de produção para produzir chapas de vidro insulado curvo com nada menos do que 11 m de comprimento.

Em dois meses de produção, a Tianjin NorthGlass processou 192 peças de insulados com estas medidas especiais para serem instaladas nas quatro torres de Lusail, que abrigam as sedes do Qatar National Bank, Qatar Central Bank, Qatar Investment Authority e Qatari Diar. O projeto abrange 1,1 milhão de metros quadrados e está localizado no final da avenida principal arborizada, conectando o estádio de futebol recém-concluído com a área à beira-mar.

O projeto do escritório Foster + Partners levou em consideração a forte luz solar local e aplicou revestimentos especiais de alumínio no design da fachada para bloquear o excesso de luminosidade direta, mas mantendo a visão do entorno para os usuários das torres.

Fonte: Revista Contramarco